Transistores

Diversos programadores se questionam onde os Transistores podem ser aplicados e o fato é que podem ser utilizados em vários estilos de projetos. Ou seja, eles podem fazer parte da criação de novos computadores, celulares, máquinas e também eletrodomésticos de grande ou pequeno porte.

Dentro de qualquer projeto, o transistor é uma das principais bases para dispositivos eletrônicos e é muito possível que você já o tenha acionado em algum momento da sua vida. Afinal, eles auxiliam a amplificar os sinais dos rádios, TVs, telefones e também dos smartphones de maneira rápida e simples.

O que é um transistor?

O transistor é um componente eletrônico desenvolvido através de materiais semicondutores feitos de silício e podem apresentar modificações em seus tamanhos. A sua principal função é a de controlar a corrente elétrica através de seus terminais que são o emissor, base e coletor, que possibilitam ter um controle melhor da eletricidade.

Quando surgiu?

A projeção do primeiro transistor aconteceu em 1947 para aplicar nos computadores de válvula e aumentar a vida útil dos eletrônicos. Este componente foi desenvolvido com germânio que, posteriormente, passou por modificações com a chegada do silício, pois este material conseguia atuar como substituto de válvulas e circuitos analógicos, como explicado pelo professor do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Poli-USP, João Antônio Martino.

Tipos de transistor

O transistor de junção bipolar, é um componente que utiliza elétrons e buracos para conseguir funcionar e passa pela classificação de NPN e PNP, que são referentes aos tipos de materiais presentes no mecanismo, de acordo com o Electricity Magnetism. Neste caso, podemos pensar no N como o lado negativo e P como o lado positivo, em que há a necessidade de verificar qual das regiões você tem a intenção de trabalhar.

Além deste, existe o transistor de efeito de campo, que trabalha somente com um tipo de carga, sendo o elétron ou buraco. Dessa forma, o componente regularmente trabalhado é o MOSFET que é utilizado nos circuitos integrados por ter capacidade de miniaturização, que apresenta tamanho reduzido e menor consumo elétrico.

Aplicações de um transistor

Os transistores podem ser utilizados nos processadores dos computadores porque conseguem realizar a emulação de bits através da queda da tensão. É possível encontrar este pequeno componente também nos circuitos integrados que fazem parte de eletrodomésticos, celulares e máquinas.

É através destes pequenos componentes que os celulares apresentam um bom funcionamento, pois servem como um amplificador e produtor de sinais. Inclusive, é muito comum você comprar transistores para colocar no seu chuveiro quando existe a necessidade de fazer a troca do componente por um novo.

Onde encontrar transistor de qualidade? 

Com a Eletrogate, você encontra transistores e o Servo motor para inserir em seus projetos e desenvolver diferentes criações de pequeno a grande porte. Portanto, se você quer criar uma pequena máquina, por exemplo, tem a possibilidade de fazê-la através da aquisição dos componentes presentes em nosso site.

O Servo Motor é frequentemente utilizado em diversas aplicações para mover um objeto de um ponto a outro de maneira prática. Este dispositivo eletromecânico converte sinais e os transforma em uma movimentação assertiva e eficiente, sendo indicado para criar robôs devido ao sensor presente em sua fabricação.

Para desenvolver diversos projetos e inovar na programação, você encontra o que precisa com a Eletrogate, que contém uma gama de componentes disponíveis para te auxiliar. Adquira placas de arduino, protoboards, jumpers, servo motores e o transistor em nosso site para iniciar as suas produções e aprimorar ainda mais as suas técnicas!

Rate this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *